• Telefone (43) 3564-1404
  •    

Papo estagnado – O que fazer?Postado: 30/10/2017 | Categoria: Dicas

Para quem ama seu pássaro de estimação, com certeza sabe o quão preocupante é dar os cuidados necessários para poder ajudar o seu animalzinho. Ainda mais quando o problema parece incomum. Mas o que fazer em casos atípicos, como o papo estagnado? O que é? Existe alguma ajuda paliativa?

O que é?

O papo estagnado ocorre quando o filhote não consegue fazer a digestão da papinha, e a mesma permanece por muito tempo no papo. Existem alguns organismos que ajudam na fermentação do alimento e na flora intestinal dos filhotes. Quando ficam parados por muito tempo no papo, eles começam a "apodrecer" e causam vários problemas, podendo trazer inclusive a morte do seu filhote.

Como perceber se o filhote está com o papo estagnado? Fique atento se o papo ainda estiver cheio após um período longo desde a última alimentação e verifique se o filhote apresenta as penas eriçadas, como se estivesse com frio.

O que devo fazer para socorrer o filhote?

A primeira coisa a se fazer é buscar a ajuda de um veterinário. Mas caso não seja possível fazer isso imediatamente existem medidas paliativas que podem ajudar. Vamos lá:

  • O filhote deve ficar aquecido, de preferência com lâmpada ou terrário aquecido, mantas aquecedoras, etc.
  • Você pode fornecer água morna com açúcar (com moderação) para que o filhote tenha fonte de energia.
  • ​Soro caseiro ou soro reidratrante comprado em farmácia, dando aos poucos, assim estará ajudando-o a limpar o papo. Também poderá massagear bem delicadamente com algodão morninho, para tentar ajudar na digestão do conteúdo estagnado no papo.
  • Se conseguir tirar todo o conteúdo do papo, aguarde uns 15 minutos, e dê uma papinha bem ralinha e morna para o filhote, afinal, ele precisará comer.

Mas atenção, essas são apenas medidas paliativas! Para garantir que seu pássaro fique bem e saudável consulte um veterinário. #ficaadica

Leia Também




Comentários



Facebook

Instagram